AWS Essentials - Módulo 9
13 de setembro de 2023Estamos quase lá galera, a prova é amanhã e a ansiedade está a mil. Sim eu estou terminando o curso da véspera da prova, mas tudo bem né? Bora pro módulo de hoje que é sobre Migração e Inovação na AWS. Partiu!
AWS Cloud Adoption Framework (AWS CAF)
O AWS CAF é um framework que ajuda a organizar e estruturar a adoção da AWS em uma empresa. Ele é composto por 6 áreas de foco:
Business Perspective
A perspectiva de negócios se concentra em garantir que os seus investimentos na nuvem acelerem suas ambições de transformação digital e os resultados dos negócios.
People Perspective
A perspectiva de pessoas serve como uma ponte entre a tecnologia e os negócios, acelerando a jornada para a nuvem com o objetivo de ajudar as organizações a adotar, com mais rapidez, uma cultura de crescimento contínuo e aprendizado em que a mudança se torna uma rotina normal dos negócios, com foco na cultura, estrutura organizacional, liderança e quadro de funcionários.
Governance Perspective
A perspectiva de governança concentra-se na orquestração das suas iniciativas de nuvem, ao mesmo tempo em que maximiza os benefícios organizacionais e minimiza os riscos relacionados à transformação.
Platform Perspective
A perspectiva de plataforma se concentra em acelerar a entrega das suas workloads na nuvem por meio de um ambiente de nuvem híbrida, escalável e de nível empresarial.
Security Perspective
A perspectiva de segurança ajuda você a obter a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade de workloads na nuvem e de dados.
Operations Perspective
A perspectiva de operações concentra-se em garantir que os serviços em nuvem sejam prestados em um nível acordado com as partes interessadas da sua empresa. O ato de automatizar e otimizar as operações permitirá que você se adapte com eficiência e, ao mesmo tempo, melhore a confiabilidade das suas workloads.
Migration Strategies
Quando você for fazer a migração para AWS, você pode adotar várias estratégias, as 6 mais comuns são:
Rehost
Rehost é a estratégia mais simples, você simplesmente migra a aplicação para a AWS sem fazer nenhuma alteração. É uma estratégia rápida e barata, mas não aproveita os 100% recursos da AWS. Apesar disso, é um bom começo e já trás redução de custos em torno de 30%.
Replatform
Replatform é a estratégia de migrar a aplicação para a AWS, mas aproveitando alguns recursos da AWS. Por exemplo, você pode migrar um banco de dados para o RDS, facilitando a vida dos DBAs do seu time e reduzindo ainda mais custos.
Refactoring/Re-architecting
Refactoring (também conhecido como Re-architecting) envolve um reestruturação da aplicação utilizando funcionalidades nativas da AWS.
Repurchasing
Repurchasing é a estratégia de mover de licenças para software open-source ou SaaS.
Retaining
Retaining é a estratégia de manter a aplicação que são criticas para o negócio no local atual. Essa estratégia é comum quando a aplicação é muito antiga e grande, e vai precisar de um grande esforço para ser migrada. Nesse caso vale a pena esperar para uma futura migração.
Retiring
Retiring é a estratégia de descontinuar a aplicação. Essa estratégia é comum quando a aplicação não é mais utilizada ou não é mais necessária.
AWS Snow Family
O AWS Snow Family é uma coleção de dispositivos físicos que ajudam a migrar grande volume de dados para a AWS. Os dispositivos são:
AWS Snowcone
O AWS Snowcone é o menor dispositivo da família. Tem 2 CPUs, 4 GB of memory e até 14TB de armazenamento utilizável.
AWS Snowball
O [AWS Snowball] oferece 2 tipos de dispositivo:
- Snowball Edge Storage Optimized: 80 TB de Hard Disk Drive (HDD) e 1 TB de Solid State Drive (SSD). Além de 40 vCPUS e 80 GB de memória. Esse dispositivo é ideal para transferência recorrentes de dados.
- Snowball Edge Compute Optimized: 80 TB de HDD utilizável, 28 TB de NVMe SSD, ambos compatíveis com Amazon EBS. Além de 104 vCPUS, 416 GB de memória e você pode adicionar uma placa NVIDIA Tesla V100 GPU. Esse dispositivo é ideal para casos de uso como machine learning, análise de dados, processamento de dados, vídeo transcodificação e edge computing.
AWS Snowmobile
O AWS Snowmobile é um serviço de transferência de dados na escala de exabytes. Você pode transferir até 100 petabytes de dados por Snowmobile, que é um container de 45 pés (13,7 metros) de comprimento, carregado por um caminhão.
Inovando com AWS
A AWS oferece vários serviços que ajudam a inovar, alguns deles são:
- VMWare Cloud on AWS: Permite que você use a mesma estrutura de VMWare on-premise na AWS.
- Amazon SageMaker: Permite que você construa, treine e implante modelos de machine learning. Com suporte para os mais populares frameworks de machine learning open-source.
- Amazon Augmented AI (Amazon A2I): é um serviço totalmente gerenciado que facilita a incorporação de revisões de desenvolvedores de previsões de ML, eliminando a necessidade de criar sistemas de revisão humana ou gerenciar um grande número de analistas humanos.
- Amazon Lex: Esse é o coração (ou a mente) da famosa Alexa. Ajuda a criar chatbots e interfaces de voz para aplicativos.
- Amazon Textract: Permite extrair textos e dados de documentos.
- AWS DeepRacer: oferece uma maneira interessante e divertida de dar os primeiros passos com o Reinforcement Learning (RL – Aprendizado por reforço) e permite que você treine modelos de machine learning para corridas de carros autônomos.
- AWS IoT: oferece serviços e soluções de Internet das Coisas (IoT) para conectar e gerenciar bilhões de dispositivos.
- AWS Ground Station: é um serviço totalmente gerenciado que permite controlar as comunicações, processar os dados e escalar as operações de satélites, sem se preocupar com a criação ou o gerenciamento de sua própria infraestrutura de estações terrestres.
- Amazon CodeWhisperer: é um serviço de desenvolvimento de software que permite que você crie e implante aplicativos de forma rápida e fácil, sem se preocupar com a infraestrutura.
Bom, essa última parte de inovação me deu uma boa animada para testar essas ferramentas de ML em? Se você chegou até aqui de paraquedas, veja o último post dessa saga, e amanhã temos o THE LAST ONE... será? até la!