AWS Essentials - Módulo 8
12 de setembro de 2023Seguindo nossa SEMANA DE AWS ESSENTIALS (só por que minha prova está chegando haha), hoje o assunto é chato. Precificação na AWS. Mas não se preocupe, eu vou tentar ser o mais breve possível. Bora lá?
AWS Free Tier
Vamos começar com a parte mais legal, a parte que você não paga nada. O AWS Free Tier engloba vários serviços da AWS e são divididos em 3 categorias:
Always Free
Esses serviços são sempre gratuitos, independente do tempo de uso.
- AWS Lambda oferece 1 milhão de requisições e 3.2 milhões de segundos de computação por mês.
- Amazon DynamoDB oferece 25GB de armazenamento por mês.
12 Months Free
Esses serviços são gratuitos por 12 meses, a partir do momento que você cria sua conta na AWS.
- Amazon EC2 oferece 750 horas de instância t2.micro por mês.
- Amazon S3 oferece 5GB de armazenamento por mês.
Trials
Esse modelo oferece um período de teste para você experimentar os serviços da AWS. Esse período de teste inicia quando você ativa um serviço o serviço na AWS.
- Amazon Inspector oferece 90 dias de teste gratuito.
- Amazon Lightsail oferece 750 horas de uso gratuito em um período de 30 dias.
AWS Pricing Concepts
Agora vamos falar sobre os conceitos de precificação da AWS.
- Pay for what you use: Você paga apenas pelo que você usa. Se você não usa, você não paga.
- Pay less when you reserve: Você pode reservar recursos e pagar menos por eles.
- Pay less with volume-based discounts when you use more: Você pode pagar menos quando você usa mais recursos.
AWS Pricing Calculator
A AWS oferece uma calculadora de preços para você estimar o custo de seus serviços. Você pode acessar a calculadora aqui.
Billing Dashboard
A AWS oferece um dashboard de faturamento para você acompanhar seus gastos. O painel é bem completo, e você pode:
- Comparar seu mês atual com meses anteriores.
- Verificar o uso de cada serviço.
- Visualizar o uso do free tier.
- Acessar o Cost Explorer e criar orçamentos.
- Comprar e gerenciar Saving Plans.
Consolidated Billing
Nós falamos sobre AWS Organizations em outro módulo, e uma das vantagens de usar esse serviço é o Consolidated Billing. Com o Consolidated Billing você pode consolidar o pagamento de várias faturas da AWS em uma única.
Um outro benefício da fatura única é que a AWS aplica descontos de volume para o total de uso de todas as contas da organização. Isso permite que você organize suas contas da AWS como quiser, e ainda assim receber o desconto de volume.
AWS Budgets
O AWS Budgets é um serviço que permite que você defina orçamentos para seus gastos na AWS. Você pode criar orçamentos para monitorar seus gastos, e receber alertas quando você exceder seus orçamentos ou quando estiver previsto que o orçamento será excedido.
AWS Cost Explorer
O AWS Cost Explorer é um serviço que permite que você visualize, analise e gerencie seus custos e uso da AWS. Você pode criar relatórios personalizados, com vários filtros, inclusive utilizando tags para identificar recursos de um projeto específico.
Por exemplo, você pode adicionar um tag a uma EC2 e a um RDS identificando que esses recursos pertencem a um projeto. Depois você pode criar um relatório no Cost Explorer filtrando por essa tag, e assim você consegue visualizar o custo do projeto separado dos demais recursos da conta.
AWS Support
A AWS oferece vários planos de suporte para ajudar na solução de problemas.
Planos
Basic Support
Esse é o plano padrão, e é gratuito. Ele inclui:
- Acesso ao fórum de suporte.
- Documentações e guias de usuário.
- Acesso a seleção limitada de checks do AWS Trusted Advisor.
- AWS Personal Health Dashboard.
Developer Support
Se você quiser um suporte adicional você pode contratar o Developer Support. Esse plano inclui:
- Tudo do Basic Support.
- Suporte via email com respostas em até 12 horas.
Business Support
- Basic Support + Developer Support.
- Todos os checks do AWS Trusted Advisor.
- Suporte via telefone com time de engenheiros da AWS.
- Tempo de resposta de 4 horas quando você tiver problemas e 1 hora em caso de sistema inoperante.
AWS Enterprise On-Ramp Support
- Basic Support + Developer Support + Business Support.
- 30 minutos de tempo de resposta para sistemas criticos.
- Acesso ao grupo de Technical Account Manager (TAM) da AWS.
AWS Enterprise Support
- Basic Support + Developer Support + Business Support.
- 15 minutos de tempo de resposta para sistemas criticos.
- Um Technical Account Manager (TAM) dedicado.
Technical Account Manager (TAM)
O Technical Account Manager (TAM) é um recurso que a AWS oferece para clientes que contratam o plano Enterprise Support. O TAM é um especialista da AWS que vai te ajudar a entender e utilizar os serviços da AWS. Um TAM dedicado vai trabalhar ativamente para melhorar sua experiência com a AWS, reduzindo custos e melhorando a performance de suas aplicações na AWS.
AWS Marketplace
O AWS Marketplace é um serviço que permite que você compre e venda software e serviços que rodam na AWS. Você pode encontrar e comprar software de terceiros, e também pode vender seus próprios produtos.
Ufa, quanta coisa pra falar nesse módulo em? Mas confesso que apesar de achar chato, gostei do que vi. Aproveita pra ler o capitulo anterior dessa saga, amanhã tem mais!