Avatar Caio Fuzatto

Caio Fuzatto

AWS Essentials - Módulo 4

28 de julho de 2023

Bora lá pra mais um módulo do curso preparatório para certificação AWS Essentials. O assunto de hoje é o meu calcanhar de aquiles: Redes.

Amazon Virtual Private Cloud

Também chamado de Amazon VPC, é um serviço que permite que você crie uma rede virtual na AWS semelhante a uma rede tradicional de datacenter. Você tem controle total sobre sua rede virtual, incluindo a seleção de seu próprio intervalo de endereços IP, criação de sub-redes e configuração de tabelas de rotas e gateways de rede.

Internet Gateway

É um gateway que permite que você conecte uma rede VPC à Internet. Ele é um componente fundamental para permitir a conectividade com a Internet.

Virtual Private Gateway

Você pode utilizar uma Virtual Private Gateway para proteger quem pode acessar sua VPC. Ela é uma conexão VPN que permite que você estabeleça uma conexão segura entre sua rede local e sua VPC. Apesar do nome ser private, o trafego passa pela rede pública, mas é criptografado.

AWS Direct Connect

O AWS Direct Connect É um serviço de rede que permite que você estabeleça uma conexão dedicada entre sua rede local e uma VPC da AWS. Assim você pode reduzir os custos de rede, aumentar a largura de banda e fornecer uma experiência mais consistente do que conexões de Internet.

Subnet

Uma subnet é uma seção de uma VPC na qual você pode agrupar recursos com base em necessidades de segurança ou operacionais. As sub-redes podem ser públicas ou privadas.

  • Public subnet: uma subnet pública é uma subnet que tem uma rota para a Internet.
  • Private subnet: uma subnet privada é uma subnet que não tem uma rota para a Internet.

Todas as subnets dentro de uma VPC podem se comunicar entre si. Você pode ter uma EC2 em uma subnet pública que hospeda o seu site e uma subnet privada onde vai ficar o seu banco de dados, isolado do acesso público mas com acesso liberado para a EC2.

Network Access Control Lists (ACLs)

Uma ACL controla todo o acesso de entrada e saída da sua subnet. Ela atua na borda da subnet, permitindo ou negando o tráfego com base nas regras que você definiu.

As ACLs são stateless (não mantém estado). Isso significa que se você permitir o tráfego de entrada para um pacote, o tráfego de saída para o mesmo pacote será negado, a menos que você crie uma regra de saída para essa porta.

Security Group

Um security group é um firewall virtual que controla o tráfego de entrada e saída de uma instância EC2. Quando você inicia uma instância, você pode associar um ou mais security groups a ela. Você pode adicionar regras de entrada e saída a um security group que permitem que o tráfego de entrada ou saída alcance a instância. Diferente da ACL, o SC é stateful (mantém estado). Isso significa que se você permitir o tráfego de entrada para uma pacote, o tráfego de saída para o mesmo pacote será permitido automaticamente.

Pacote Um pacote é um conjunto de dados que é enviado pela rede. Um pacote pode conter dados de um aplicativo, como um e-mail ou uma mensagem instantânea, ou pode ser um pacote de dados de rede que contém informações sobre o próprio pacote, como o endereço IP de origem e o endereço IP de destino.

Amazon Route 53

O Route 53 é um serviço de DNS (Domain Name System) que permite que você registre nomes de domínio e traduza nomes de domínio em endereços IP da Amazon.

Bom pessoal, posso dizer que após tanto quebrar cabeça com subnets e security grups eu finalmente entendi o conceito. Espero que vocês também tenham entendido. Aproveite para ver o último post dessa jornada, até a próxima!

AWS