AWS Essentials - Módulo 2 pt. 1
03 de julho de 2023Após uma semana de Hot n' Code, estou eu aqui, voltando para os estudos da tão sonhada certificação da AWS.
Vou dividir esse módulo em 2, esse primeiro post vai ser sobre AWS EC2 e o segundo sobre Load Balancing, mensageria e filas. Bora lá?
Basicão da EC2
Isso aqui eu já tinha certa noção, mas é sempre bom relembrar.
- A EC2 utiliza tecnologia de virtualização para fornecer instâncias virtuais para os clientes.
- Você pode configurar o tipo de instância que você quer, como por exemplo, a quantidade de CPU, memória, armazenamento e rede.
Tipo de instâncias EC2
Ja faz muito tempo que eu mexo com EC2 e essa é a primeira vez que vejo sobre os tipos delas.
- General Purpose instances: São instâncias que tem CPU, memória e rede balanceados. São boas para aplicações que precisam de um balanceamento entre CPU e memória, como por exemplo, servidores web e bancos de dados pequenos.
- Compute Optimized instances: São instâncias que tem um alto poder de computação, mas com um custo maior. Útil para servidores de processamento de dados e servidores de alta performance.
- Memory Optimized instances: São instâncias que tem um alto poder de memória, mas com um custo maior. Útil para servidores de cache e bancos de dados grandes.
- Storage Optimized instances: São são projetados para cargas de trabalho que exigem acesso sequencial de leitura e gravação a grandes conjuntos de dados no armazenamento local. Útil para bancos de dados de alto desempenho e data warehouses.
- Accelerated Computing instances: São instâncias que usam hardware de computação especializado para realizar funções de computação vetorial e de ponto flutuante. Útil para aprendizado de máquina, computação de alto desempenho e processamento de dados gráficos.
Formas de pagamento
Apesar de estarmos falando de pagamento, aqui temos alguns pontos legais sobre AWS e EC2.
- On-demand: Esse é o padrão, você paga por hora ou por segundo de uso, sem nenhum compromisso de longo prazo ou pagamento antecipado.
- Savings Plans: Você faz um compromisso de uso de um ano ou três anos, para receber um desconto de até 72% em relação ao On-demand.
- Reserved Instances: Esse modelo é bem semelhante ao Savings Plans, porém, pode chegar a um desconto de até 75%. A diferença aqui é que você fica limitado a configuração que você escolheu, não podendo alterar o tipo de instância por exemplo.
- Spot Instances: Você pode dar um lance para usar instâncias que estão ociosas, podendo chegar a um desconto de até 90%. Porém, você pode perder a instância a qualquer momento, caso alguém de um lance maior que o seu.
- Dedicated Hosts: Você pode alugar um servidor físico dedicado para você, com um desconto de até 70%. Útil para quem tem licenças de software que não podem ser usadas em nuvem.
Lidando com escalabilidade
Para EC2 temos o serviço Amazon EC2 Auto Scaling, que é um serviço que monitora suas aplicações e automaticamente ajusta a capacidade para manter um desempenho constante e previsível, mesmo com variações de tráfego. Temos duas abordagens possíveis:
- Escalabilidade dinâmica: Você define um mínimo e um máximo de instâncias, e o Auto Scaling vai ajustar a quantidade de instâncias de acordo com a demanda.
- Escalabilidade preditiva: Você define um mínimo e um máximo de instâncias, e o Auto Scaling vai ajustar a quantidade de instâncias de acordo com a demanda, porém, você pode definir um horário para aumentar ou diminuir a quantidade de instâncias, por exemplo, aumentar a quantidade de instâncias em horário de pico.
Aproveite para ver o primeiro post, onde falo sobre os serviços básicos da AWS.