A cultura open-source
01 de outubro de 2023A cultura open-source é uma cultura de compartilhamento de código. É uma cultura onde as pessoas compartilham o código que elas escrevem para que outras pessoas possam usar, estudar, modificar e principalmente contribuir para que o projeto cresça.
Por que contribuir?
Bom cada um tem um motivo para contribuir, mas eu vou listar alguns motivos que me fazem contribuir mesmo que esporadicamente.
Adicionar uma feature em um projeto que eu uso: já teve situações, inclusive no meu trampo em que precisei de uma feature em um projeto que eu usava e não tinha no projeto. Então eu fiz a feature e abri um PR para o projeto.
Contribuir com a comunidade: contribuir com projetos open-source é uma forma de contribuir com a comunidade. Você está ajudando outras pessoas que usam o projeto.
Aprender: contribuir com projetos open-source é uma ótima forma de aprender. Você aprende a usar o git, a trabalhar em equipe, a escrever código de qualidade, a escrever testes, a documentar o código, etc.
Promover a empresa: vejo muitas empresas criando projetos open-source como forma de promover seus produtos e serviços, como é o caso do NextJS da Vercel.
Hacktoberfest
O Hacktoberfest é um evento anual que acontece no mês de outubro (olha que incrível, estamos em outubro :D) e tem como objetivo incentivar as pessoas a contribuírem com projetos open-source. Para participar do evento, você pode se inscrever na página do evento e fazer 4 PRs em projetos open-source no Github marcados com o tópico Hacktoberfest.
Esse evento me inspirou a trazer esse artigo. Eu já participei do eventos em outras edições e esse ano eu estou participando novamente.
Como contribuir
Contribuir com projetos open-source é mais fácil do que parece. Nesse post eu vou mostrar como contribuir com projetos open-source no Github.
Faça o fork do projeto
Para começar a contribuir com um projeto open-source, você precisa fazer o fork do projeto. Para isso, basta clicar no botão fork
no canto superior direito da página do projeto no Github.
Nesse exemplo eu estou fazendo um fork do projeto tldr.
Fazer um fork é como fazer uma cópia do projeto para a sua conta do Github.
Clone o projeto
Depois de fazer o fork, você precisa clonar o projeto para a sua máquina. Para isso, basta copiar o link do projeto e executar o comando git clone
no terminal.
No meu caso o comando ficou git clone git@github.com:itsmicaio/tldr.git
Crie uma branch
Agora que você já tem o projeto na sua máquina, você precisa criar uma branch para fazer as alterações. Para isso, basta executar o comando git checkout -b nome-da-branch
.
Hora de codar
Agora é hora de desenvolver. Faça as alterações que você deseja e depois execute o comando git add .
para adicionar as alterações ao stage. Depois execute o comando git commit -m "Mensagem do commit"
para fazer o commit das alterações. E por último, execute o comando git push origin nome-da-branch
para enviar as alterações para o Github.
Você também pode fazer contribuições sem código. No meu exemplo estou apenas fazendo uma tradução para pt-BR no projeto tldr. No mundo open, toda ajuda é bem vinda e você pode contribuir com documentação, testes, etc.
Abra o pull request
Agora que você já fez as alterações e enviou para o Github, você precisa abrir um pull request. Para isso, basta clicar no botão Compare & pull request
na página do seu fork.
Hora de escrever o título e a descrição do PR. A maioria dos projetos open-source tem um template para o título e a descrição do PR. Então é importante ler o template atentamente antes de abrir o PR. Veja o exemplo do template do projeto tldr:
<!--
Thank you for contributing!
Please fill in the following checklist, removing items that do not apply.
See also https://github.com/tldr-pages/tldr/blob/main/CONTRIBUTING.md
-->
- [x] The page(s) are in the correct platform directories: `common`, `linux`, `osx`, `windows`, `sunos`, `android`, etc.
- [x] The page(s) have at most 8 examples.
- [x] The page description(s) have links to documentation or a homepage.
- [x] The page(s) follow the [content guidelines](/tldr-pages/tldr/blob/main/CONTRIBUTING.md#guidelines).
- [x] The PR title conforms to the recommended [templates](/tldr-pages/tldr/blob/main/CONTRIBUTING.md#commit-message).
- **Version of the command being documented (if known):**
Depois de preencher as informações, basta clicar no botão Create pull request
.
Veja meu PR aberto no projeto tldr
Cuidados a abrir um PR
Antes mesmo de iniciar o desenvolvimento, é importante você ficar atento a regras do projeto. Cada comunidade tem sua forma de trabalhar e seguir os padrões é importante para ter um PR aceito.
Siga as regras do projeto
Cada projeto tem suas regras para contribuição. Então é importante ler as regras antes de abrir um PR. Normalmente você vai achar as regras no arquivo CONTRIBUTING.md
na raiz do projeto.
Contributor License Agreement (CLA)
Projetos maiores geralmente tem um CLA. O CLA é um contrato que você assina para contribuir com o projeto. O CLA é importante para proteger o projeto e os contribuidores. Assim que você abrir o PR, o CLA assistant vai verificar se você assinou e caso contrário vai comentar no PR para você assinar.
Ao clicar no link você será levado para uma página onde você terá acesso aos termos do contrato e poderá assinar utilizando sua conta do Github.
Github issues
Uma forma muito legal de interagir com a comunidade é através das issues no Github. As issues são como tickets de um projeto. Você pode abrir uma issue para reportar um bug, sugerir uma feature, etc. E você também pode contribuir com o projeto resolvendo as issues abertas.
patch-package
O patch-package é uma ferramenta que permite você fazer alterações em projetos que você não é o dono e nem quer esperar todo o tramite de aceite de PR. Você também pode utilizar a lib para criar uma issue no projeto, utilizando a flag --create-issue
.
Se você quiser aprender mais sobre essa lib vai la no artigo Alterando uma lib Node de forma rápida.
Conclusão
Contribuir com projetos open-source é uma ótima forma de aprender, ajudar a comunidade e promover a empresa. E contribuir com projetos open-source é mais fácil do que parece. Basta seguir os passos que eu mostrei nesse post e você vai conseguir contribuir com projetos open-source. Fui :)